sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sapo.Pt Entrevista "Força Suprema" (2012)







São um dos grupos que mais trabalham no hip-hop, especialmente nos seus projectos a solo. Os Força Suprema vão apresentar-se no sábado, 19, ao vivo, em Lisboa, naquele que será o maior concerto em nome próprio da banda.

 Surgiram como colectivo nos finais de 1997, na altura com Masta, NGA e Belzebu, que mais tarde haveria de abandonar o projecto. Agora “somos muitos, a Força Suprema vai para lá daqueles que cantam”, afirma NGA. Mas neste momento os que dão a “voz ao manifesto” são o NGA, Masta, Don-G e Prodígio.

 O grupo tem três discos editados, o último dos quais em 2006, “De corpo e alma”, em 2011 lançaram um EP com Conductor dos Buraka Som Sistema, “Faz parte do Hustle”. Os rappers dizem que já pensam no novo disco, mas a ideia é que os fãs também o desejem, “mas antes do álbum irá com certeza sair uma nova mixtape dos Força Suprema”, afirma Masta.

 Sempre bem humorados durante a conversa com o SAPO, os Força Suprema lembraram alguns momentos difíceis que já passaram. No entanto nunca pensaram em desistir. “Quando tu tens alguém que se identifica com a tua música, que te envia mensagens a dizer que estamos no caminho certo e que somos uma inspiração, não há como desistir”, afirma Don-G.

 Um desses momentos complicados aconteceu em 2009 quando a imprensa os noticiou de terem sido presos por assalto à mão armada, algo que o colectivo mais tarde desmentiu. Os Força Suprema souberam usar isso a seu favor, mostrando ainda mais trabalho, “nós conseguimos reverter as notícias negativas e transformá-las em algo positivo”, conta Don-G. Para o NGA, que se denomina o “rei da LS (linha de Sintra)”: “Nós somos músicos e o que os músicos fazem é música e nós temos números que provem isso, mas é passado e o passado fica para trás”.

 Neste momento o grupo está concentrado neste “Mega Show”, como os próprios o afirmam. Porque é o primeiro grande concerto em nome próprio da banda, apesar de estarem constantemente a tocar de Norte a Sul de Portugal. O show do dia 19 terá a participação do rapper Tekilla e da "crew" Swcker Boys. O colectivo preparou um evento especial com sessões de tattoos, piercings e venda de t-shirts.

 Os Força Suprema preparam assim um show que será muito especial para eles, para quem conhece as suas músicas e gosta do trabalho que fazem. Estão prometidas músicas novas e um ambiente de festa.

 @Edson Vital

0 comentários:

Seguidores